CONSCIÊNCIA NEGRA 2022:
Se aproxima a data da consciência negra, e neste ano a prefeitura municipal de Cruz Alta vem com uma programação diferenciada. Em parceria com o Projeto Narrativas Negras e a Unicruz, a data terá uma longa e cheia de atividades grade de atrações.
O dia 20, celebrado no domingo abre uma semana de atividades como:
Dia 21/11: panfletagem no centro da cidade e amostra de penteados Afro;
Dos dias 22 a 24/11: as atividades são na Unicruz com palestra, apresentação de trabalhos científicos, visitação a quilombos e etc.
Dia 25/11: Amostra Cultural: "REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA ARICANA E AFRO-BRASILEIRA NO CONTEXTO ATUAL".
A atividade contará com mostra de dança, mostra de quadros e Bonecas, Capoeira, apresentação da bateria de escola de samba, oficina de amarração de turbante, conversas sobre cabelo, apresentação de hip-hop, entre outros. A tarde de Mostra cultural é voltada aos alunos das escolas da rede municipal e escolas atendidas pelo Projeto Narrativas Negras. O encontro das atividades será no auditório da escola Annes Dias, a das 14hàs 17h.
Para Thayane Madruga, Coordenadora do Narrativas e uma das organizadoras do evento, a parceria entre o projeto e a Prefeitura, é uma iniciativa que vem para rwvolucionar: " Teremos um ano de atividades totalmente voltadas à educação e instrução das crianças sobre a cultura africana e Afro-brasileira, que é a cultura do Brasil. Todas as atrações foram pensadas pelo viés da educação, carro chefe do Projeto Narrativas Negras. Cada uma dessas atividades diz muito sobre a cultura e colabora de forma eficaz na construção de uma educação antirracista", reforça Thayane.
O Projeto Narrativas Negras atua há 2 anos e em 2022, se tornou parceiro da Prefeitura colaborando na formação de educadores e estudando no letramento racial.
Thayane Santos Madruga
Jornalista e Coordenadora do Projeto Narrativas Negras