Missão, Visão e Valores

Missao:
O Projeto Narrativas Negras é seu Núcleo de estudos e debate das questões sociais/raciais atua como um grande espaço destinado a acolher os mais variados perfis de pessoas simpatizantes da causa racial. Através das redes sociais e site, dá voz a diversas pessoas que tem muito o que dizer sobre esse tema ainda tão complexo no  Brasil que é a situação de vida do negro no Brasil. Através deste trabalho voluntário tbém foi criado o núcleo NACOR que atua mais diretamente na sociedade em busca das mudanças que esperamos ver. Este núcleo, em parceria com os poderes municipais e estaduais, agem nas escolas de Cruz Alta e região, levando atividades, informações e conhecimento sobre a cultura negra. Nosso objetivo é que em todos os anos de ensino as crianças e jovens tenham acesso a essa temática, na tentativa de criarmos uma geração que não cometa os mesmos erros de repetição de discursos de ódio (racistas), e seja mais tolerantes e antirracistas. Pretendemos expandir o projeto pelo mundo virtual, municípios vizinhos, entre outros lugares, a fim de criar uma grande massa de seres humanos críticos e capazes de pensar de forma diferente sobre a cultura negra, tão excluída no Brasil.

Visão:
Queremos nos tornar  um projeto e um grupo reconhecido pelo trabalho de levar informações a jovens e crianças. No maior número de escolas, com oaior número de colunistas possível no site, e seguidores nas redes sociais. 
Queremos que essas crianças e jovens passem a olhar de forma diferente essas questões e tornem o olhar mais humano, acolhedor as diferenças, entendam que o que não é igual, não necessariamente é ruim. Romper essa repetição histórica de que o negro não tem valor, aumentar suas oportunidades e tornar a discussão racial mais cotidiana em busca do fim da discriminação racial. 
É um plano ambicioso, mas imaginamos no futuro as crianças que em todos os anos aprenderão um pouco mais sobre a cultura negra, olhando para seus semelhantes sem tanto preconceito e assim reconhecendo as diferenças dos outros, reconhecer melhor a si mesmo!

Valores:
Priorizamos uma sociedade antirracista! Onde negros não sejam marginalizados, agredidos ou mortos somente pela cor da sua pele. Que o tom da pele escura não seja sinônimo de um não na busca pelo emprego, entre tantas outras questões.
Valorizamos acima de tudo o respeito, a democracia, melhores oportunidades. Queremos colaborar com melhores oportunidades de saúde mental, conhecimento das origens e raízes, empoderamento, reconhecimento enquanto sujeito pertencente ao meio social e completamente capaz de alcançar seus objetivos, sejam eles quais forem.
Para cumprirmos ao que nós propomos, voluntários estudam o tema, elaboram atividades, vídeos, textos, atuam dentro das escolas com as mais diferenciadas faixas etárias, afim de viabilizamos a formação de seres mais humanizados e capazes de entender as diferenças. Como o exemplo começa em casa, em nossos grupos temos os mais diferenciados modos de pensar e agir e sempre buscamos o respeito e maneiras de encontrar  um denominador comum. As diferenças existirão sempre, mas não concordar não significa desrespeitar. Eis uma das grandes questões que queremos passar aos nossos jovens e crianças.