Hoje é o “Dia da captura do Brasil”
O descobrimento é uma mentira colonial.
Aos povos originários, que há três dias comemoramos a existência, pedimos desculpa! Este torrão de Terra era seu!
Aqui era e ainda é a sua pátria nativa, é onde se desenvolveu os seus povos distintos e suas metodologias de cuidar e amar a Terra!
Em 1500, Pedro Álvares Cabral, junto a outros portugueses, localizaram a sua terra e capturaram a sua natureza ancestral! O Brasil foi "descoberto" em 22 de abril, e foi brutalmente invadido, saqueado, estuprado e catequizado! Roubaram o ouro, a prata, a madeira e a essência selvagem, ocuparam a terra, desmataram e implantaram a monarquia, disputaram entre nações o direito ao saque sem ao menos perguntar se essa terra assim o queria!
O Brasil, com esse nome hoje reconhecido por todos nós, descendentes de muitas culturas que aqui hoje estão, deveria servir para a reflexão… sobre a dor da ocupação que extinguiu povos originários e devastou territórios, sobre os centenários de escravidão africana e sobre a ocupação de povos migratórios europeus que aqui estiveram para higienizar a cor e a tradição originária.
Hoje somos o símbolo mundial da miscigenação! Hoje é dia de refletir sobre as históricas dores de uma Terra ocupada e jamais descoberta!
Escrito por:
Lins Robalo - Vereadora
Rayssa
Rafa Ella