A Mulher na História Antigamente
A mulher sempre foi alvo de discriminação e muitas vezes submissa aos homens e parceiros, devido à uma sociedade machista. Durante séculos, perdurou a imagem da mulher em condições equivalentes à de escrava, numa época em que ser livre significava ser homem. As funções primordiais femininas eram a reprodução, a amamentação e a criação dos filhos.
Um marco no que diz respeito a história das mulheres durante a idade média foi a perseguição a elas, mais conhecida como “caça às bruxas”.
Foi um genocídio praticado contra o sexo feminino. Na verdade, as “Bruxas” eram mulheres que agiam contra o “tradicional” e questionavam o sistema. Por isso era preciso achar um motivo para que a sociedade se voltasse contra eles, a fim de que fossem queimadas – basicamente por serem do sexo feminino. No final da idade média começaram a surgir códigos que se referiam também a esfera feminina, mas a maior parte deles continha regras específicas que impunham restrições aos direitos das mulheres, tanto dentro quanto fora da família, atingindo a esfera pública e a privada, o que mais chamava atenção nessa legislação era a evidencia da inferioridade das mulheres perante os homens.
No final do período medieval, as mulheres passaram a assumir importante papel no desenvolvimento econômico das cidades. Surgiu um novo modelo de relação de trabalho, tendo em vista o alto crescimento da economia urbana, e, as mulheres passaram a ser inseridas nesse espaço, que visava intercalar o cotidiano, no qual, com o casamento, o homem e a mulher formariam um núcleo de atividade e econômica. Por mais que essa porta tenha sido aberta e tenha surgido a possibilidade das mulheres alcançarem independência social e profissional, ainda havia conflitos e dilemas impostos pela economia, pela política e pelas mentalidades. Permanecendo a grande ideia da formação da mulher ser voltada para área da família e da economia doméstica, não havendo possibilidade de ter uma formação profissional ou cientifica.
Imagem do texto original escrito no caderno:
Anaiá dos Santos Brietzke
Escola São Geraldo, Ijuí – RS.
Disciplina: História
Aluna 9 ano (nono ano).
Março 2022.