O QUE É SER MULHER em 2022?

O QUE É SER MULHER em 2022?

Mesmo em meados do século XXI ainda é tema de reflexão “Mulheres – seu  papel na sociedade”, uma vez que desde os tempos vividos  sob uma teoria do patriarcado - capitalista, onde  “mulheres” exerciam o “papel” de ser donas de casa e cuidar de suas famílias, não mais que isso. Todavia, as mulheres descobriram-se como sujeitos de uma história, a qual exigiu muita luta, greves e empoderamento feminino, para que seu espaço enquanto trabalhadoras fosse ressignificados.


As mulheres vêm ao longo do tempo buscando visibilidade de suas lutas e vitórias, perante direitos e deveres em um país, que estabelece narrativas prontas sobre como deve ser a postura de uma mulher. Cerca de 17 milhões de mulheres brasileiras foram vítimas de violência física, sexual ou psicológica, mas 45% dessas mulheres optaram por não denunciar a agressão, conforme pesquisa realizada pelo Datafolha, em 2020. 


Ser mulher nos dias atuais vence paradigmas diariamente, pois existe uma necessidade da mulher estar sempre provando seu valor, potencial, inteligência e não apenas um corpo bonito e definido pela sociedade brasileira.


Ser mulher é ser criança, adolescente, filha, mãe, avó com sonhos e objetivos a serem concretizados por ela. Contudo, essa mulher estuda, trabalha, cuida da casa, da família, cuida de si, de seu amor-próprio e ainda trabalha fora, buscando seu espaço na sociedade.


Mulher em 2022 vai além de um ser especial, uma vez que Mulherão é ser como cada uma é com seus princípios, valores, crenças, medos, enfim particularidades de cada Mulher, onde precursoras abriram caminhos, que saíram da condição de objeto para assumir a posição de sujeito, vozes femininas que marcam o passado e o presente.

Fernanda Bastolla
Professora