DIA INTERNACIONAL DA MULHER: reflexão e celebração

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: reflexão e celebração

O Dia Internacional da Mulher somente reconhecido pela Organização das Nações Unidas, na década de 1970, como a data de 08 de março, possibilita para as pessoas momentos de reflexão sobre o contexto desigual vivenciado pelas mulheres nos variados campos sociais. E essa realidade na sociedade brasileira é ainda mais gritante, quando as mulheres são a maioria da população, porém ocupam menos posições de poder, se em comparação com os homens.


Em outras palavras, mesmo que haja o crescente aprofundamento dos debates envolvendo as questões de gênero, juntamente com a necessidade e urgência do abandono de posturas patriarcais, na verdade a teoria se mostra diferente da prática. Nessa perspectiva, ao se observar a condição social das mulheres negras, por exemplo, esta desigualdade tomada outras proporções, ao perpassar as questões de raça e gênero. A balança imaginária entre homens e mulheres, é mais desiquilibrada para as mulheres negras, já que precisam enfrentar o racismo e sexismo que historicamente atingem os seus corpos, e, consequentemente tentam diminuir suas vozes.


 Logo, a mencionada reflexão sobre as vivências das mulheres precisa ultrapassar a visão generalista relacionada ao gênero e adentrar nas minúcias de cada mulher. O dia 08 de março serve para ressaltar a força e luta de todas as mulheres, bem como para celebrar as suas singularidades.  

Dandara Roberta Soares Conceiçao
Graduada em Direito;
Mestranda em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social;