Dandara: garra é a sua arma
NOME: ISABELLY FRANCINY MOURA SANTOS ESCOLA: E.M.E.F. Intendente Vasconcelos Pinto SÉRIE/TURMA: 8º ano
Dandara dos palmares foi muito importante na história contra a escravidão. No entanto, pela falta de conhecimento sobre sua vida, não se sabe ao certo, quando e onde seu nascimento foi realizado. Ela morou no Quilombo dos Palmares, onde se casou com Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo, com quem teve três filhos, chamados Motumbo, Harmódio e Aristogíton.
Grande companheira, Dandara lutava ao lado de seu esposo contra a escravidão e opressão, desafiando os padrões da época, já que falamos de uma pessoa negra e mulher - adjetivos os quais, por muito tempo, foram considerados demérito.
Além disso, Dandara se destacou como guerreira. Sua coragem e força foram muito importantes para a defesa do Quilombo contra os portugueses. Ela também era conhecida por suas habilidades nas artes marciais e por ajudar nas caças em busca de alimentos.
Por conta da destruição do Quilombo dos Palmares, muitos ataques contra os negros começaram. Em meio aos combates, Dandara demonstrou o poder que há em uma mulher com um propósito definido em sua vida, tendo a garra e o uso das armas como suas grandes habilidades.
Contudo, mesmo depois de toda a sua luta, ela foi capturada e para não ser mantida como escrava pelos portugueses, Dandara acabou cometendo suicídio no dia 6 de fevereiro de 1694. Isso tudo, porém, não faz dela menos heroína, pois mulheres como Dandara não vem a esse mundo em vão.
ISABELLY FRANCINY MOURA SANTOS, 8º ano.